Operadora planeja cartilha para divulgar e vender serviços de conectividade a órgãos públicos
A operadora de telefonia TIM e a Ligga, empresa de telecomunicação sediada em Curitiba, Paraná, trabalham para promover o avanço das cidades inteligentes. Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado IoT (Internet das Coisas) e 5G da operadora, e Rafael Marquez, CEO da Ligga, participaram do evento Smart Cities Mundi, no qual houve a discussão sobre o projeto. A cerimônia, no último dia 18 de agosto, foi promovida pelo portal de notícias Tele.Síntese.
De acordo com a FGV (Fundação Getulio Vargas, smart cities, ou cidades inteligentes, podem ser definidas como “sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida”. Essas interações, acrescenta, podem ser consideradas inteligentes porque se utilizam estrategicamente de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação planejados e com gestão urbana para tentar responder às necessidades sociais e econômicas dos moradores.
Na reunião foi revelado que a operadora tem planos de preparar cartilha para divulgação e venda de serviços de conectividade para cidades inteligentes direcionada às repartições públicas. O objetivo seria facilitar o entendimento do benefício de aplicações desse tipo para gestores públicos. Já há disponibilidade de diversas tecnologias para cidades inteligentes, porém, a falta de compreensão de como contribuíram para a gestão das cidades tem como consequência a não demanda delas.
Alexandre Dal Forno revelou que, no caso da TIM, a operadora pretende encerrar este ano com aproximadamente 200 mil luminárias inteligentes ativas no Brasil. Até então, 50 mil já estão em funcionamento, por meio de um serviço denominado “telegestão”, que utiliza tecnologias 4G e NB-IoT (banda estreita para internet das coisas, na tradução livre). O restante de luminárias já havia sido vendido e deve ser colocado em funcionamento até o fim deste ano.
A TIM (Telecom Italia Mobile), fundada em 1995 e que chegou ao Brasil em 1988, tem entre seus principais clientes as prefeituras de Curitiba, no Paraná; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Petrolina, no Pernambuco. Esses acordos foram celebrados via PPPs (Parcerias Público-Privadas), que fazem parte do planejamento da TIM de usar conectividade sem fio em projetos de cidades inteligentes.